Product SiteDocumentation Site

13.7. Trabalho Colaborativo

13.7.1. Trabalhando em Grupo: groupware

As ferramentas groupware tendem a ser relativamente complexas de manter porque elas agregam múltiplas ferramentas e tem requerimentos que nem sempre são fáceis de conciliar no contexto de uma distribuição integrada. Assim, existe uma longa lista de groupware que uma vez estiveram disponíveis no Debian mas foram abandonados por falta de mantenedores ou incompatibilidade com outros (mais novos) softwares no Debian. Esse foi o caso do PHPGroupware, eGroupware, e Kolab.
Entretanto nem tudo está perdido. Muitos dos recursos tradicionalmente fornecidos por um software “groupware” está crescentemente sendo integrado ao software “padrão”. Isso está reduzindo a necessidade por um software groupware específico e especializado. Por outro lado, isso requer um servidor específico. Um bom exemplo de tal servidor é o Kolab, que pode se integrar ao KDE (Kontact, Kmail, e assim por diante), ao webmail Horde, ao Thunderbird (via plugin) e até mesmo ao Microsoft Outlook. Mais interessantes, o Citadel (no pacote citadel-suite) e o Sogo (no pacote sogo) são alternativas que estão disponíveis no Debian Wheezy.

13.7.2. Sistemas de Mensagem Instantânea

Quando se configura um sistema de mensagens instantâneas interno para uma companhia, a escolha óbvia é o Jabber: seu protocolo é de padrão aberto (XMPP), e não há falta de recursos. As mensagens podem ser criptografadas, o que pode ser um bônus real, e gateways podem ser configurados entre um servidor Jabber e outras redes de mensagens instantâneas como ICQ, AIM, Yahoo, MSN, e assim por diante.

13.7.2.1. Configurando o Servidor

Configurar um servidor Jabber é bem simples. Após a instalação do pacote ejabberd, executar dpkg-reconfigure ejabberd irá permitir customizar o domínio padrão e criar uma conta de administrador. Note que o servidor Jabber precisa ser direcionado para um nome DNS válido, e alguma administração de rede pode ser necessária antecipadamente. Os administradores da Falcot Corp escolheram jabber.falcot.com para esse propósito.
Uma vez que a configuração inicial termina, a configuração do serviço pode ser controlada através da interface web acessível em http://jabber.falcot.com:5280/admin/. O nome de usuário e senha requeridos são aqueles que foram dados durante a configuração inicial. Note que o nome de usuário tem que ser qualificado com o domínio configurado: a conta admin torna-se admin@jabber.falcot.com.
A interface web remove a necessidade de editar o arquivo de configuração, mas nem sempre torna a tarefa fácil, já que muitas opções tem uma sintaxe peculiar que precisam ser conhecidas. Logo /usr/share/doc/ejabberd/guide.html é uma leitura recomendada.

13.7.2.2. Clientes Jabber

O GNOME provê o Empathy (em pacote de nome similar), um cliente minimalista que se integra a área de notificação da área de trabalho (no topo, do lado direito, na configuração padrão do GNOME). Ele também suporta muitos protocolos de mensagens instantâneas além do Jabber.
O KDE provê o Kopete (no pacote de mesmo nome).

13.7.3. Trabalho Colaborativo Com FusionForge

O FusionForge é uma ferramenta de desenvolvimento colaborativo com alguma ancestralidade no SourceForge, um serviço de hospedagem para projetos de software livre. Ele tem a mesma abordagem baseada no modelo de padrão de desenvolvimento para o software livre. O software em si se manteve em evolução mesmo após o código do SourceForge ter se tornado proprietário. Seus autores iniciais, a VA Software, decidiram não mais lançar versões livres. O mesmo aconteceu de novo quando o primeiro fork (GForge) seguiu o mesmo caminho. Como várias pessoas e organizações participaram do desenvolvimento, o FusionForge corrente também inclui recursos objetivando uma abordagem mais tradicional para o desenvolvimento, bem como projetos não puramente preocupados com desenvolvimento de software.
FusionForge pode ser visto como uma amálgama de várias ferramentas dedicadas a gerenciar, registrar e coordenar projetos. Essas ferramentas podem ser grosseiramente classificadas em três famílias:
  • comunicação: fóruns web, gerenciador de lista de discussão, sistema de anúncio que permite ao projeto publicar notícias;
  • rastreador: rastreador de tarefas para controlar o progresso e agendar tarefas, rastreador para bugs (ou patches ou pedido de recursos, ou qualquer outro tipo de “ticket”), pesquisas;
  • compartilhamento: gerenciador de documentação para fornecer um ponto central único para documentos relacionados ao projeto, gerenciador de versão de arquivos genéricos, site web dedicado para cada projeto.
Como o FusionForge visa os projetos de desenvolvimento amplamente, ele também integra muitas ferramentas como CVS, Subversion, Git, Bazaar, Darcs, Mercurial e Arch para gerenciamento de controle dos fontes ou “gerenciamento de configuração" ou “controle de versão” — esse processo tem muitos nomes. Esses programas mantém a história de todas as revisões de todos os arquivos rastreados (geralmente arquivos de código fonte), com todas as alterações por quais eles passaram, e eles podem fazer a fusão das modificações quando vários desenvolvedores trabalham em simultâneo na mesma parte de um projeto.
A maioria dessas ferramentas são acessíveis, ou mesmo gerenciáveis, através de uma interface web, com um sistema de permissões refinado, e notificações por email para alguns eventos.
Infelizmente, o FusionForge estava em estado de fluxo quando o Wheezy foi congelado, e portanto, ele não está presente no Wheezy padrão; no momento dessa escrita, backports ainda não estão disponíveis, mas espera-se que eles apareçam logo.