Esta seção irá guiá-lo através da configuração de hardware da pré-instalação, se existir alguma, que necessite fazer antes de instalar Debian. Normalmente isto envolve verificar e possivelmente alterar definições de BIOS/firmware para o seu sistema. A “BIOS” ou o “firmware” do sistema é o software utilizado pelo hardware; é o mais crítico invocado durante o processo de arranque (depois de o ligar).
A BIOS disponibiliza as funções básicas necessárias para arrancar a sua máquina e permitir ao seu sistema operativo aceder ao seu hardware. O seu sistema disponibiliza um menu de configuração, que é utilizado para configurar a BIOS. Para entrar no menu de configuração da BIOS tem de carregar numa tecla ou numa combinação de teclas após ligar o computador. Frequentemente é a tecla Delete ou a tecla F2, mas alguns fabricantes utilizam outras teclas. Normalmente no arranque do computador é mostrada uma mensagem que diz qual a tecla a pressionar para entrar no ecrã de configuração.
Dentro das opções da BIOS, pode escolher quais os dispositivos que serão verificados e em que sequência para arrancar o sistema operativo. Escolhas possíveis normalmente incluem os discos rígidos internos, o leitor de CD/DVD e dispositivos de armazenamento USB tais como pens USB ou discos externos com interface USB. Em sistemas modernos existe também a possibilidade de activar o arranque pela rede através de PXE.
Dependendo do meio de instalação (CD/DVD ROM, pen USB, arranque pela rede) que escolheu deve activar os dispositivos de arranque apropriados se ainda não estiverem activados.
A maioria das versões das BIOS permitem chamar um menu de arranque quando o sistema inicia no qual se pode escolher a partir de que dispositivo o computador deve iniciar. Se esta opção estiver disponível, a BIOS normalmente mostra uma curta mensagem como “press F12 for boot menu” durante o arranque. A tecla a utilizar para escolher este menu varia de sistema para sistema; teclas normalmente utilizadas são F12, F11 e F8. Escolher um dispositivo a partir deste menu não altera a normal ordem de arranque da BIOS, i.e. pode arrancar uma vez a partir de uma pen USB deixando o disco rígido interno configurado para o arranque normal.
Se a sua BIOS não disponibilizar um menu de arranque para fazer escolhas imediatas do dispositivo de arranque actual, terá que alterar a configuração da BIOS para tornar o dispositivo a partir do qual o debian-installer
deve arrancar como dispositivo primário de arranque.
Infelizmente alguns computadores têm BIOS com bugs. Arrancar o debian-installer
a partir de uma pen USB poderá não funcionar mesmo que esteja escolhida a opção correcta na configuração da BIOS e a pen esteja escolhida como meio de arranque primário. Em alguns destes sistemas é impossível utilizar uma pen USB como meio de arranque; outros poderão ser enganados para arrancar a partir da pen alterando o tipo de dispositivo no menu de configuração da BIOS do predefinido “USB haddisk” ou “USB stick” para “USB ZIP” ou para “USB CDROM”.
Se não puder manipular a BIOS para arrancar directamente a partir de uma pen USB ainda tem a opção de utilizar um ISO copiado directamente para a pen. Arran1ue o debian-installer
utilizando Secção 4.4, “Preparar Ficheiros para Arrancar a Partir de Disco Rígido.” e, após pesquisar nos discos rígidos por uma imagem ISO de instalação, escolha o dispositivo USB e seleccione a imagem de instalação.