Este documento que está a ler, em simples formato ASCII, HTML ou pdf.
Muitas vezes contém informação útil sobre a configuração ou utilização do seu hardware.
Documentação da sequência de arranque específica de S/390, comandos e controladores de dispositivos (e.g. DASD, XPRAM, Consola, OSA, HiperSockets e interacção z/VM)
O IBM Redbook descreve como o Linux pode ser combinado com z/VM no zSeries e S/390 hardware.
O IBM Redbook descreve as distribuições de Linux disponíveis para o mainframe. Não há nenhum capítulo sobre Debian mas os conceitos básicos da instalação básica são os mesmos para todas as distribuições de S/390.
Em muitos casos, o instalador poderá ser capaz de automaticamente detectar o seu hardware. Mas para estar preparado, nós recomendamos familiarizar-se com o seu hardware antes da instalação.
Informação sobre o hardware pode ser reunida a partir de:
Os manuais que vêm com cada peça de hardware.
Os ecrãs da BIOS no seu computador. Você pode ver esses ecrãs quando inicia o seu computador pressionando uma combinação de teclas. Verifique o seu manual para a combinação. Muitas vezes, é a tecla Delete.
As caixas para cada peça de hardware.
Os comandos de sistema ou utilitários noutro sistema operativo, incluindo do gestor de ficheiros. Esta fonte é especialmente útil para informações acerca da RAM e memória do disco rígido.
O seu administrador de sistema ou o Fornecedor do Serviço de Internet (ISP). Estas fontes poderão dizer as definições que necessita para configurar a rede e o correio electrónico.
Tabela 3.1. Informação Necessária Sobre Hardware para uma Instalação
Hardware | Informação Que Pode Necessitar |
---|---|
DASD | Número do dispositivo(s). |
Espaço livre disponível. | |
Rede | Tipo de adaptador. |
Números de dispositivo. | |
Número relativo do adaptador para placas OSA. |
Muitas marcas de produtos funcionam sem problemas em Linux. Cada vez mais, o suporte para hardware em Linux está a melhorar diariamente. No entanto, Linux não corre em tantos tipos diferentes de hardware como alguns sistemas operativos.
Pode-se verificar a compatibilidade de hardware fazendo:
Verificar as páginas web dos fabricantes acerca de novos controladores.
Visualizar páginas web e manuais procurando informação sobre emulação. Marcas menos conhecidas podem às vezes usar os controladores ou configurações de outras mais conhecidas.
Verificar a lista de compatibilidade de hardware para Linux em páginas web dedicadas à sua arquitectura.
Procurar na Internet pela experiência de outros utilizadores.
Se o seu computador está ligado a uma rede 24 horas por dia ( i.e., uma ligação Ethernet ou ligação equivalente — não uma ligação PPP), você deve perguntar ao administrador da rede do sistema por esta informação.
O seu hostname (você poderá ser decidir à sua maneira).
O seu nome de domínio.
O endereço IP do seu computador.
A máscara de rede para utilizar na sua rede.
O endereço IP da gateway do sistema para onde o seu sistema deve ser encaminhado, se a sua rede tiver uma gateway.
O sistema na sua rede que você deverá utilizar como servidor DNS (Domain Name Service).
Por outro lado, se o seu administrador diz que um servidor DHCP está disponível e é recomendado, então você não precisará desta informação porque o servidor DHCP poderá enviar todas essas informações directamente para o seu computador durante o processo de instalação.