Product SiteDocumentation Site

Capítulo 16. Conclusão: O Futuro do Debian

16.1. Desenvolvimentos futuros
16.2. Futuro do Debian
16.3. O Futuro deste Livro
A história da Falcot Corp termina com este último capítulo; mas o Debian continua, e o futuro certamente trará muitas surpresas interessantes.

16.1. Desenvolvimentos futuros

Semanas (ou meses) antes de uma nova versão do Debian ser lançada, o Gerente de Lançamentos escolhe um codinome para a próxima versão. Agora que o Debian versão 6.07 saiu, os desenvolvedores já estão ocupados trabalhando na próxima versão, codinome Jessie
Não existe nenhuma lista de mudanças planejadas, e o Debian nunca faz promessas com relação a objetivos técnicos das próximas versões. Entretanto, após algumas tendências de desenvolvimentos já podem ser notadas, e nós podemos tentar algumas apostas sobre o que pode acontecer (ou não).
O processo “init” padrão (sysvinit) que espero seja substituído por um sistema mais moderno, como upstart ou systemd. Algumas portas desaparerão: s390 foi substituído pelo s390x, sparc e ia64 pode seguir como eles sofrem de vários problemas (falta de hardware recente, falta de empregados do Debian, falta de apoio a montante, etc.) dpkg ganhará um comando --verify que torna debsums em sua maioria obsoleta.
Claro, todos os principais pacotes de software terão tido um grande lançamento. Apache 2.4 (ou mais recente) terão um forte impacto em sites implantados como muitos arquivos de configuração e terão de ser atualizados. O kernel do Linux provavelmente terá um suporte muito melhorado do recipiente (com espaços para nomes de usuários, abrindo o caminho para recipientes mais seguros). E a versão mais recente dos vários desktops trarão uma melhor usabilidade e novos recursos. GNOME 3 será muito mais polido e os fãs do bom velho GNOME 2 estarão satisfeitos com a inclusão do MATE no Debian.